quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Congresso de Limnologia






Figura 1. Chewbacca e eu zoando uma bigorna Acme.






É fato que os congressos são de grande valia para o crescimento acadêmico de jovens cientistas sedentos por conhecimentos não expostos na graduação, por comunicação com outros pesquisadores do país e pelos brindes maneiros. Mas o que realmente fica na mente de leigos sobre congressos é que são festas homéricas, regadas a bebedeira, muitas gravidezes (é assim que escreve mesmo, acredite) indesejadas e outras situações deploráveis. Outra idéia, é a de que os congressistas só viajam para curtir a praia, montanha, cidade grande, ou coisa assim, farofando pelo congresso de vez em quando como turistas.

Como quase tudo em ciência, caros padawans, essas três teorias são observadas em campo, e não são mutuamente exclusivas. O Congresso de Limnologia em Gramado foi uma prova cabal de que pode-se aproveitar o máximo do evento, curtir um agito feroz e farofar por localidades turísticas. Houve inclusive um resíduo dessa regressão linear (se considerarmos um gráfico entre "idade acadêmica" e aproveitamento das 3 variáveis acima - congresso, festa e farofagem) que assumidamente ficou em casa todas as noites, assistindo TV até de madrugada. Obviamente, esse único resíduo foi excluído da minha análise inicial.

A viagem de 32 horas para a cidade rendeu muitas discussões acerca de projetos em limnologia, ursinhos carinhosos, AC/DC e mau humor em motoristas da Universidade. Tal preparação prévia permitiu um aproveitamento maior das palestras, das cervejas no almoço e na divisão de quarto com um senhor arretado e um rapaz vingativo além dos companheiros do laboratório.

Depois de todas as aventuras no parque do caracol, dos agitos no Vox e Bill Bar, das palestras e conversas com pesquisadores simpatissíssimos e da orgia gastronômica no Fritz Haus, tudo que restava era voltar pra casa com a sensação de objetivo realizado. Mission accomplished!

Mas o leitor deve estar se perguntando a razão de esse texto estar num blog que era pra falar sobre nerdices. Bem, eu e meu companheiro Cupim passamos uma semana longe de computadores, televisão e quadrinhos, otimizando nosso aproveitamento social, nos aproximando da média da distribuição normal de sociabilidade encontrada em indivíduos de 20 anos. Vale lembrar que o Cupim é um animal extremamente social. A ordem Isoptera é a única composta inteiramente por espécies eusociais, lembrando Zergs da série de jogos de estratégia Starcraft. O conceito de eusocialidade é bem explicado por Wilson (nãolembrooano).

Largando de ser chato, a cidade parece cenário de RPG, e quem não foi, perdeu!!! Rá!!! Sem mais delongas, mais fotos.












Figura 2. Eu vestido de hobbit.













Figura 3. Eu ao lado da catedral de Tristam, famosa por ser cenário da série de jogos de ação Diablo.
















Figura 4. "Dr. Colin Townsend, what is the augmentative for 'dácueba'?" - "Very simple, Mr. Termite. It is 'assgivingisgood'! Hahaha! Jump-pirate!".



Lucas Skywalker é um jovem formando de Ciências Biológicas que não tem bom gosto e resolveu ajudar seu calouro afilhado preferido na construção desse blog.

10 comentários:

  1. Muito bom... ri pacas.
    sempre que atualizar me manda que divulgo d novo e de novo XD.
    Parabéns Luket...

    ResponderExcluir
  2. E dizem que a dungeon abaixo da catedral segue direto ao inferno, que fica ali perto de Caruarú

    ResponderExcluir
  3. O pula-pirata foi ótimo, aeuhaeiouheaui. Muito bom, Stuartwalker! o/

    ResponderExcluir
  4. Só não gostei de uma coisa na viagem... o Lukinha não fez café pra nós.

    ResponderExcluir
  5. Trelas aqui do resíduo da regressão!!! kkk

    ResponderExcluir
  6. Ôh... Minhoca! Dá um up do Congresso de Ecologia, ae! A Polly tem umas fotos boas pra retratar "a laje".

    ResponderExcluir
  7. Eu estou esperando o café até o momento...

    ResponderExcluir
  8. Bando de picaretas... não postam nunca?

    ResponderExcluir